Cafeicultores se aliam a tecnologias para reduzir riscos

Nos últimos anos, um dos principais destaques na cafeicultura têm sido as estratégias adotadas pelos cafeicultores para mitigar riscos no campo. As incertezas no setor, contribuíram para o surgimento de pragas e doenças, que ameaçam a boa produtividade das lavouras.

Diante da alta incidência de pragas e doenças, o manejo preventivo tem se destacado como a estratégia mais eficaz para garantir a produtividade das lavouras de café. 

Lavoura de café Conilon

Para Felipe Borges, Desenvolvimento Técnico de Mercado da Syngenta, a adoção de um plano de controle preventivo se tornou indispensável, para o produtor minimizar riscos e perdas.

“O manejo preventivo é a chave para o sucesso no controle. Se esperamos que as pragas atinjam um nível de infestação para iniciar o tratamento, corremos o risco de perder o controle. Algumas doenças, como a mancha-de-phoma, evoluem muito rapidamente”, alerta Borges.

Pragas e doenças que exigem ações preventivas

As principais ameaças às lavouras de café no Brasil, especialmente em regiões como o Cerrado e o Sul de Minas, são o bicho-mineiro e a ferrugem. Essas pragas e doenças podem comprometer severamente o controle da lavoura se não forem tratadas de maneira adequada.

Identificação de doenças e pragas em lavoura cafeeira

A mancha-de-phoma, por sua vez, completa seu ciclo em apenas sete dias. A demora na aplicação de defensivos pode resultar em danos significativos à plantação.

“É fundamental que os produtores pensem no manejo preventivo, tanto para pragas quanto para doenças. A aplicação de fungicidas e inseticidas antes da incidência garante uma lavoura mais saudável, livre de desfolhação e com maior capacidade de resistir aos estresses climáticos”, explica Borges.

Leia também: 

Ferrugem: atenção à doença mais importante do cafeeiro

Café: como controlar bicho-mineiro e ferrugem de uma só vez 

Bicho-mineiro e ferrugem: saiba como proteger seu café

A importância de uma lavoura forte e bem nutrida

Além das pragas e doenças, as condições climáticas têm representado um grande desafio para os cafeicultores. Desde geadas até períodos de seca e calor extremo, o impacto no potencial produtivo das plantas é evidente. Logo, plantas saudáveis, bem nutridas e com sistemas radiculares robustos possuem uma chance muito maior de resistir às condições adversas.

Folhagem em lavoura de café Conilon

“Uma planta que está fraca, desfolhada ou mal nutrida terá muito mais dificuldade em suportar períodos de estresse. Como a falta de água ou altas temperaturas, que são comuns hoje em dia. Já as plantas com caules robustas e reservas adequadas de carboidratos conseguem passar por esses períodos de maneira mais resiliente”, comenta Borges.

Tecnologias aliadas ao manejo preventivo

A imprevisibilidade das condições climáticas tornou a adoção de tecnologias uma necessidade fundamental para garantir as boas condições das lavouras de café. Entre essas tecnologias, a irrigação tem se destacado como uma solução eficaz para mitigar os impactos dos períodos de seca.

Segundo Felipe Borges, o uso de tecnologias avançadas e a adoção de boas práticas de manejo têm sido fundamentais para os produtores que buscam manter uma boa produtividade, mesmo diante das dificuldades climáticas.

Lavouras de café no interior de Minas Gerais

“Aqueles produtores que investem em tecnologia e manejo adequado têm conseguido manter boas médias de produtividade, apesar das intempéries climáticas. Já os que possuem um índice tecnológico mais baixo enfrentam mais desafios, muitas vezes sofrendo quebras significativas de safra”, afirma Borges.

Nos últimos anos, tanto no campo quanto no momento de pós-colheita, o cafeicultor brasileiro tem aderido a novas tecnologias que, além de promoverem maior produtividade, colocam o café brasileiro em evidência no mercado global.

Tecnologias empregadas no manejo preventivo: 

Nematoides no café: resultado na certa com manejo biológico

Fungicidas no cafezal: aliados além do controle de doenças

JOINER ® apresenta resultados surpreendentes no manejo de pragas

A Syngenta apoia o produtor rural em todos os momentos, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis. Acesse a central de conteúdos Mais Agro e fique por dentro de tudo o que acontece no campo.